domingo, 24 de fevereiro de 2008

Canudinhos

Pessoal há muito muito tempo ouço meu mano Dé e minha mãe relembrando com saudades esta receita que minha Vó Rosa fazia em festinhas de aniversário , versão doce e salgada. A versão doce está na foto acima , com cocadinha , e a versão salgada era com recheio de palmito e camarão. Lembrei que um dia vi no programa Caminhos da Roça com o Fernando Kassab (04/10/2004) a receita e resolvi fazer , já que minha Vó não deixou a receita deste. E não é que para nossa surpresa ficou igualzinho?? Massinha crocante e saborosa e fácil de trabalhar. Dá trabalho , mas compensa! E pensando bem minha vó tinha muito mais trabalho pois ela não tinha o cilindro para abrir a massa e tinha que abrir com o rolo de macarrão mesmo!!



Canudinhos
Ingredientes:
1/2 copo americano de água
1/2 copo americano de leite
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá cheia de fermento em pó
Farinha de trigo o quanto baste (vai umas 400grs)
Modo de fazer: Junte a água e o leite e leve ao fogo para amornar. Em uma vasilha , junte esta mistura , os outros ingredientes e vá colocando a farinha aos poucos até formar uma massa homogênea. Abra no cilindro bem fininha e corte em tirinhas. Unte as forminhas de canudinhos com óleo e polvilhe com farinha de trigo e vá enrolando as tirinhas de baixo para cima formando os canudinhos. Frite em óleo quente , escorra em papel toalha , espere esfriar um pouco e desenforme. Guardei os canudinhos sem rechear em um vidro bem fechado para não perder a crocância. Um pouco antes de servir , aí sim coloquei o recheio que foi cocadinha (receita aqui) e doce de leite. Foi o maior sucesso. A maasa rende muito e congelei mais da metade sem fritar, pois era de noite , tinha rodado o dia inteiro , já tinha feito uns 70 canudinhos e estava cansada! Da próxima vez vou fazer o salgado!



33 comentários:

Anônimo disse...

Eu lembro mesmo desses canudinhos nas festinas de aniverssário, eu lembro que os que eu comia eram feitos de frios picadinhos, pepino raladinho.... Mas doce eu ninca tinha visto, mas com certeza fica ótimo!!!

Beijos, desejo a você uma ótima semana!!!!

Anônimo disse...

Dri!!! Tava muitoo bom o de doce de leite
muitp legal essa receita!
bjsvi e lu

Filipa disse...

Drica adoro canudinhos e faz tempo que não como, adorei a sugestão para fazer canudinhos salgados porque até agora ainda só comi doces.
Deve ter dado mesmo um trabalhão mas acho que valeu a pena.

Beijinhos

Laurinha disse...

Já pensou, uma salgada de palmito, ou creme de camarão? aiai adoro canudinhos...
Estes doces estão de matar!

Beijinhos,

Marizé disse...

Não conhecia os canudinhos, mas adorei as duas versões devem ser o máximo.

Beijocas

Fabrícia disse...

Drica não acredito nesta receita....que maravilha agora vou poder matar a vontade aqui de longe....merci ma chèrie.
Bjcas.

Nani disse...

Que pena que eu não tenho as forminhas, sou louca por esses canudinhos!
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Drica que saudades me deu agora. Minha avó também fazia e recheava com doce de leite e em alguns ela punha fios de ovos na pontinha. Que delícia. Tem muito tempo que não como canudinhos. Vi uma receita antiga que usava pedaços de bambu para dar o formato do canudinho. Preciso providenciar as forminhas. Também quero matar a saudade.
Bjs!

edinha disse...

Os canudinhos estão espectaculares.
Beijinhos

laila radice disse...

ai são uma perdição esses canudinhos...tem uma banca de coco fersco num mercadão q vende e eu como smepre um com cocada!!ai q delicia!!!bjs

Anônimo disse...

Que canudinhos com aspecto mais delicioso, já ia um, ou mais...lindos.. bjs nanda vale

Isabel de Miranda disse...

Adorei estes canudinhos,tenho que comprar as forminhas...beijinhos doces

Isabel de Miranda disse...

Adorei estes canudinhos,tenho que comprar as forminhas...beijinhos doces

Isabel de Miranda disse...

Adorei estes canudinhos,tenho que comprar as forminhas...beijinhos doces

Isabel de Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
winnie disse...

Adorei!

Nysa disse...

nunca vi essas formas de canudinhos... aqui nao há :-(

cozinha da drica disse...

Clau doce para mim é muito bom...o salgafinho da massa com o doce!!!

Vi e Lú , como fico feliz quando vcs vem me visitar aqui no blog!!! Vou fazer mais para vocês meus fofos!!

Filipa valeu mesmo , só de ver a carinha alegre de quem comeu!

Laurinha e camarão junto com palmito hein?

Marizé estes canudinhos são antifos e as forminhas eram da minha vó!

Fabricia grandes recordações né?

Nani as minhas são antigas mas sei que não é dificil de achar naquelas lojas que vendem produtos para fazer doces. Aqui em Campinas já vi na Discamp.

Lu verdade tanto que esta receita que tirei de um programa eles fizeram com rolindo de bambu mesmo!

Edinha obrigada!

Laila canudinhos são tão antigos né?

Nanda que alegria tê-la por aqui venha sempre!!

Isabel compre faça e me diga depois. A massa é muito boa!!

Winnie quer tirar um? :0)

Nisa mas acho que dá para improvisar com bambu.

Bjks à todos!!

Ana Canuto disse...

Drica:
Também fiquei saudosa pois minha vó Carminha fazia. Ela recheava com carne moída e ainda colocava pra finalizar uma colher de requeijão caseiro que derretia com o quentinho da carne.

Bem fácil sua receita mesmo...vou fazer qualquer hora. Acho até que tenho os canudinhos de metal. Mas penso que pode-se fazer da mesma forma só que em forminhas de empada. Seriam cestinhas no lugar de canudinhos.

Um abraço da Ana.

Leila disse...

oi Drica,

minha mae fazia muito esses canudinhos e lembro de ajuda-la a fritar e rechear.
ela fazia um recheio doce com creme de laranja e o salgado era com salada de batata. Adorava esses canudinhos e tinha sempre nas festas de criancas. Bons tempos aqueles.
beijinhos

cozinha da drica disse...

Ana nas forminhas de empada acho que seriam então assadas né? deve ficar muito bom também!!

Leila sabe que fico feliz pois acho que neste post muita gente se lembrou de suas avós e mães e isso me fez muito feliz , de trazer boas recordações para todos!!

Bjks minha amigas!

Anônimo disse...

Ola

qndo eu era pekena minha mae tb fazia canudinhos p vender....tinhamos as forminhas de aluminio, mas, deve ter uns 15 anos isso...axo q ela deu p alguem....to kerendo voltar a fazer....na epoca, os canudinhos e geladinhos da minha mae, eram ate famosos por aki.....pessoal comprava aos montes...ate sonhei q eu tava fazendo geladinho...de coco, com pedação de coco, axo q é um aviso hehehehe

preciso axar essas forminhas, eu sei fazer, eu gostava de ficar desenformando....batendo na pontinha da forma, p a caskinha sair....q delicia

bjo

Unknown disse...

ola boa tarde,moro em portugal e gostaria de saber como faço pra comprar as forminhas de fazer canudinhos pelo correio'dese já obrigada.....

Unknown disse...

Os canudinhos são maravilhosos e nos levam de volta as lembranças de infancia...Pena que eu nao encontro as forminhas para comprar!!

Se vc souber onde posso cpmprar pela net...me avise por favor..E parabens pelo site esta otimo!!

Anônimo disse...

adoro canudinhos e agora sei fazer,obrigado

Anônimo disse...

Olá Cozinha da Drica, Boa Tarde,
Vcs. vendem canudo, sem recheio?
Como faço para comprar, estou em São Paulo - SP.
egidio.bianchini@fbtec.com.br
tel (11) 30311100
abs

elisangela rosa disse...

como faço para congelar o que nao for fritar na hora bjs

Unknown disse...

Drica o que fazer para os canudinhos não murchar?

Unknown disse...

Drica o que fazer para os canudinhos não murchar?

SIL disse...

Também goataria de saber os detalhes para congelar para a festinha do meu filho e se posso descongelar de véspera para poder rechear.No meu caso, eles serão assados. Obrigada

Unknown disse...

Com quantas horas antes de servir os canudinhos posso rechear

Unknown disse...

Tenho uma pergunta! É possível fazer , fritar e guardar para rechear outro dia?

Unknown disse...

porque os canudinhos ficam sem crocrancia depois de recheado?