domingo, 17 de fevereiro de 2008

Bolo de Níver do Pai


Ontem comemoramos o níver do meu paizinho , que foi dia 13/fev. Apesar de meus bolos ultimamente ficarem um tanto quanto tortos , o sabor ficou muito bom. Tive uma hipoglicemia hoje e pude experimentar... Tava bão!!
Bolo de Chocolate e Nozes
Ingredientes da massa:
05 ovos
1 e 3/4 xícaras de chá de açúcar
1 e 3/4 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de óleo
1/2 xícara de chá de água misturada com 3/4 de xícara de chá de achocolatado em pó
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
Modo de fazer: Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte o óleo , a farinha de trigo , o chocolate com a água e bata mais um pouco. Coloque o fermento em pó e somente misture. Misture as claras em neve , misturando delicadamente. Em uma forma de aro removivél , untada com manteiga e polvilhada com farinha , despeje esta massa e asse em forno médio por uns 40minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpinho.
Ingredientes do recheio:
02 latas de leite condensado
3/4 de lata de leite de vaca (medir na lata de leite condensado)
350grs de nozes picadas grosseiramente
Modo de fazer: Junte tudo em uma panela e leve ao fogo até engrossar.
Ingredintes da calda para umidecer o bolo:
01 vidro de leite de coco
01 vidro de leite de vaca (medir no vidro de leite de coco)
03 colheres de sopa de açúcar
Modo de fazer: Coloque tudo em uma leiteira ou panela e leve ao fogo até ficar um pouco grosso.
Ingredientes da cobertura do bolo:
600ml de leite de vaca
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
04 colheres de sopa de achocolatado
03 colheres de sopa de açúcar.
Modo de fazer: Coloque tudo em uma ánela e leve ao fogo até engrossar bem. (eu coloco em um caldeirão pois a cobertura não precisa ficar mexendo. Como o leite costuma subir e derramar , para não ter que ficar monitorando deixo lá no caldeirão até engrossar)
Momtagem: Corte o bolo em três partes. Na primeira regue calda e coloque metade do recheio. Coloque outro disco do bolo e repita a operação. Cubra com o terceiro disco e molhe com o restante da calda.
Coloque a cobertura e enfeite com raspas de chocolate e cerejas.




17 comentários:

Anônimo disse...

Drica eu AMO bolo ainda mais de chocolate, me deu água na boca esse com certeza eu vou fazer!!!! só vou esperar uma data especial!!!
meu msn é: clauristow@hotmail.com

. já te adicionei!!!!

Beijos

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Olá Querida Drica tudo bem?
Que bolo maravilhoso!
Ficou lindo mesmo, e com esses ingredientes, com certeza delicioso!
Parabéns pelo seu capricho e esse lindo gesto a seu querido pai!
Beijinhos da Cris.

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Olá Querida Drica tudo bem?
Que bolo maravilhoso!
Ficou lindo mesmo, e com esses ingredientes, com certeza delicioso!
Parabéns pelo seu capricho e esse lindo gesto a seu querido pai!
Beijinhos da Cris.

risonha disse...

e quando for o meu aniversário não queres vir fazer o meu bolo?
adoraria....

Laurinha disse...

com nozes?!? aiai, tô de joelhos, pedindo um pedacinho...
Beijinhos,

edinha disse...

Atribui-lhe um prémio
Veja no meu blog
Beijinhos

edinha disse...

Este bolo deve ser de comer e chorar por mais :)
Beijinhos

Fabrícia disse...

Nossa que maravilha..... um capricho so. Parabéns ....
Bjcas para ti.

Filipa disse...

Drica que bolo mais apetitoso!!
Parabéns atrasados para o teu pai!!!
Vai ao meu blog, atribui-te um prémio :-)

Beijinhos

Natural Naturalmente disse...

Drica, o seu bolo não esta torto, ta é uma maravilha, deu vontade de dar uma mordida...
Pai e pai e eu tenho certeza de que voce colocou mais um ingrediente no bolo, tipo secreto...
Uma dose extrrra de carinho. O resultado é bem visivel...
Boa semana.
Márcia

Nani disse...

Embora eu não goste de choco o bolo ficou muito lindo!
Parabéns ao papai!
Beijos e ótima semana!

anna disse...

Parabéns ao pai que fez anos e a quem fez este bolo de sonho, de chocolate e recheado...
Beijinhos.

cozinha da drica disse...

Clau amei falar com você no msn , vamos nos falar sempre ok?

Cris é tão bom fazer as coisas para quem a gente ama né?

Risonha é só me chamar se não der para ir até Portugal vou em pensamento

Laurinha , você já mora mais pertinho é só vir!!

Edinha vou lá te visitar e pegar meu premio..

Fabricia mas ficou torto!!!

Filipa vou lá resgatar meu premio

Márcia é isso que falamos aqui em casa as coisas que fazemos ficam boas pois tem um ingrediente muito
especial , feito com AMOR!!

Edinha e eu que não posso comer e amo este bolo aiaiaiai

Nani mas troca o recheio por coco que fica ótimo!!

Anna meu pai agradece todo o carinho!!

Bjks à vcs minhas queridas!

Cris disse...

Este bolo está tão lindo... nem vou mostrar para meus filhos :-)

Luciana Macêdo disse...

Parabéns para o piazão. O bolo hummm...delicioso.
Bjs!

Valentina disse...

Drica, adorei estas nozes no recheio.

cozinha da drica disse...

CRis mostra sim e quando quiser posso fazer para eles!! :0)

Lú obrigada

Valentina eu amo nozes também , tem gente que não gosta né?

Bjks