terça-feira, 20 de novembro de 2007

Petit Gateau



Sempre tive vontade de fazer esta receita e procurei várias na internet. Esta aprendi no site do Olivier Anquier , e só acrescentei o melado de cana que li em outras receitas e achei que ficaria bom.

Petit Gateau
120grs de chocolate meio amargo
100grs de manteiga
02 ovos inteiros
02 gemas
01 colher de sopa de melado de cana
1/4 de xícara de chá de açúcar
02 colheres de sopa de farinha de trigo
Modo de fazer: derreta o chocolate em banho-maria. Depois junte a manteiga e mexa até dissolver e ficar uma mistura homogênea. Reserve.
Em outra vasilha misture como fouet ou um garfo os ovos , as gemas e o açúcar. Misture bem. Junte o melado de cana e depois o chocolate com manteiga. Por último vá colocando as colheres de farinha aos pouco , mexendo delicadamente.
Coloque em forminhas próprias para o bolinho untadas com muita manteiga e polvilhada com chocolate em pó. Leve à geladeira por duas horas e só asse na hora de servir , por mais ou menos 8minutos , em forno pré-aquecido (220º) . O bolinho estará pronto quando as bordas estiverem desgrudadas e o meio estivermais ou menos cozido , não líquido. Você pode testar com o dedo , não pode grudar no dedo mas tem que estar meio mole , tipo gelatina. Tire do forno espere 1minuto e tire das forminhas virando-as para baixo , em cima do prato que irá servir. Com sorvete de creme acompanhando fica uma delícia. Rende 5 bolinhos de bom tamango , ou seis menores.








5 comentários:

Victor Lavagnini Barboza disse...

dri!!!
Mais um docinho muito bom!!!
bjs

cozinha da drica disse...

Vi , amo fazer coisas gostosas para vc....

Cinara disse...

Oi, Dri!!! Petit Gateau com sorvete de creme é a melhor sobremesa do mundo, não é? Aliás, suas receitas estão arrasando! Vi que você também é campineira, e acho ótimo que a "comunidade blogueira" de Campinas esteja crescendo... Seja muito bem-vinda! Vou colocar seu link lá no Cinara's Place, OK? ;o)
Beijinhos!

Cláudia disse...

Drica, adorei te conhecer, vi pelos comentários no blog da amiga Cinara que vc é nova na blogosfera.
Mas seu blog, menina, tá arrasando, já dei uma geral e tem muita coisa boa que eu vou fazer, e quando postar, lógico que vou darei os créditos a você. O petit gateau, é o mesmo que eu faço do Olivier, não erro mesmo. Muito bom.
Deixei uma comentário especial para a Bela, ela é irresistível!
Vou colocar seu link lá no Doces Encontros, ok?

Seja benvinda!
bjs

cozinha da drica disse...

Cinara , que alegria!!!!! Sou sua fã de carteirinha e agora tenho a honra de tê-la em mei blog e estra no seu!!!! Obrigada pelo incentivo...te admiro muito

Claudia
Sempre acesso o docens encontros e adoro suas receitas Obrigada pelo apoio