Bom este doce é uma invençao minha ou pode ser até que ele exista. A estória dele é a seguinte: Minha cunhadina Analú , de sua viagem ao Canadá em setembro de 2007 , me trouxe algumas lembrancinhas e entre elas uma geléia chamada Lingonberry Sauce que eu não conhecia. Esta semana surgiu a oportunidade de usá-la então fiz uma torta e cobri com a Lingonberry. Por favor quem souber que frutinha é essa ou o que é me diga ok?? Mas você pode fazer esta torta e cobri-la com a geléia que quiser (morango,damasco , blueberry)
Lingonberry Pie
Massa:
01 pacote de bolacha maisena (200grs)
150grs de manteiga sem sal
Modo de fazer: Bata as bolachas no processador ou liquidificador . Coloque em uma vasilha. Derreta a manteiga e jogue por cima das bolachas. Misture bem. Unte uma forma de fundo falso com manteiga e vá colocando a massa a pertando bem para ficar unida.Forre primeiro o fundo e depois as laterais. Leve para assar em forno médio por uns 15minutos ou até perceber que está começando a corar. Reserve.
Creme:
01 lata de leite condensado
02 latas de leite de vaca
2 gemas peneiradas
2 colheres de sopa de maisena
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de fazer: Coloque tudo em uma panela (menos a baunilha) e mexa em fogo baixo até engrossar. Desligue . coloque a baunilha e mexa bem. Deixe esfriar
Cobertura: Geléia de sua preferência
Montagem: Quando tudo estiver frio , coloque o creme sobre a massa assada e cubra com a geléia. Enfeite com chantilly e leve para gelar. Depois de umas 5 horas desenforme e sirva.
17 comentários:
Também não sei que fruta é essa, mas esta torta não tem como não ser uma delícia. Se alguém souber que frutinha é essa, favor me dizer!
bjs, Drica
Oi!
Eu conheço essa frutinha! Acho que o nome Lingonberry só é usado nos Países Escandinavos... na Alemanha é conhecida como Preiselbeere e é vendida fresca durante os meses de Verão. Olhei na Wikipédia e lá está escrito que essa frutinha é silvestre e também é conhecida como "Montain Cranberry".
Abraços,
Drica também não faço ideia que fruta é essa mas a sua tarte ficou linda!!
Beijinhos
Drica que luxo essa tarte.....
Essa geléia escandinava deve ser divina.....nunca provei.
Bjcas para ti.
Eu não sei qual é a fruta mas a torta está encantadora!
Continue inventando porque está bom demais...
Sua torta está divina! Bjs
Claudia , quem experimentou disse que ficou boa!!! Bjs
Andréa , obrigada pelas infos e volte sempre
Filipa e Fabrícia bjs para vocês também!
Lica obrigada por sempre estar por aqui :0)
Márcia vou continuar sempre!
Ótima semana para todas e beijão no coração
A torta é linda!
Parece bem gostosa, bem que eu comeria um pedaço.
Silvia , sabe que eu queria saber enfeitar meus doces , mas não tenho muito jeito...fiz o que pude né?
Nani é só me avisar e vir para cá!
Novidades quentinhas na Cozinha da Drica!!!!!
Não conheço essa frutinha, mas pela finalização "BERRY", já imagino que seja bem gostosa, já que ela deve seguir a linha da irmã berry, prima berry, tia berry,...
Goreti com certeza e a parentada é boa não é?
Olá Drica adorei suas receitas da torta de lingonberry e da bomba. ;) A frutinha em questão não tem tradução para o português, como a blueberry. A tradução de berry é amora, cereja, então é uma frutinha do mesmo tipo. A Lingonberry tem cor vermelho intenso, sendo de coloração mais viva que a cereja que conhecemos no Brasil.
Dá uma passadinha no meu blog de receitas com leite condensado www.leitecondensado.com ;)
E uma frutinha que da tambem na Suecia. ja ganhei uma geleia da suecia. Na estonia tambem da muito.
Drica,
Me sugeriram uma receita de codorna que em seu molho leva um xicara de lingonberry jam, mas não acho para comprar. Já que você já provou, qual seria a geleia que mais se aproxima do sabor da lingonberry?
Adorei sua receita, usei geleia de manga e ficou uma delicia.
abraço.
AQUI NA FINANDIA ELA É CHAMADA DE PUOLUKA, AGORA É TEMPO DE BUSCALAS NA FLORESTA ELA TEM UM GOSTO MEIO QUE AMARGO COM AZEDO MAS É USADO EM BOLOS, TORTAS GELEIAS EU PREFIRO ELA AMASSADA COM ACUCAR AI COME COM PURE DE BATATA É MTO BOM!
Postar um comentário